quarta-feira, 30 de março de 2011

ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE

Deus é onipotente, onipresente e onisciente. Ele tudo sabe, Ele tudo vê e Ele tudo conhece. Existe alguma coisa que Deus procura? Algo que parece não ser tão fácil de ver? A Bíblia relata em João 4:23 o seguinte: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura tais que o adorem assim.
O Versículo diz que o Pai está á PROCURA de Adoradores que o adorem em Espiríto e em Verdade. Se o pai PROCURA significa  que não é fácil encontrar, não porque o poder de Deus é limitado e sim porque são raros esses adoradores.
Isto nos leva a ver 3 coisas: Primeiro: Se o Pai procura é porque Ele deseja muito esses adoradores. Segundo: É triste pensar que existem poucos adoradores com essas características. As pessoas parecem ter uma adoração bem sincera aos seus cantores, artistas e times de futebool. Mais tem dificuldade em adorar a Deus. Terceiro: Ser um adorador que o adore em Espiríto e em Verdade é algo que devemos buscar como prioridade em nossas vidas. Deve fazer parte de nossa busca constante de agradar ao Pai.
O versículo seguinte de João, em João 4, verso 24 diz: Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. O que importa, o que realmente importa é que os que o adoram, adorem em Espiríto e em Verdade. Devemos adorar, mais não apenas adorar como se adora uma imagem ou um ídolo da música pop. Deus sabe que o homem tem facilidade em adorar outras pessoas, deuses de sua criação e imaginação e até mesmo adoram animais. Mais Deus, único que se deve adorar, não quer ser adorado assim. Lembra de Daniel? Mesmo sendo um dos principais do Rei, nunca adorou ao rei ou a seus deuses, nem se contaminou com as iguarias do Rei. Ele continou adorando ao Deus de seus pais e orava três vêzes ao dia. Deus é verdade, é Espiríto e importa adorá-lo assim.
E como adorar em Espiríto e em Verdade? Apenas em Deus isto é possível. Ao receber Cristo o homem passa a viver uma vida de Verdade. Eu sou o Caminho, A VERDADE e a vida.... disse Jesus. Ele é a verdade e só nele faremos tudo em Verdade, inclusive a adoração.
Quanto ao Espiríto, temos muitas promessas: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; João 14:16. Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. João 15:26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26. Estes e outros versículos mostram que o Espiríto é real na vida dos que recebem a Cristo. O Versículo 26 de João 15 caracteriza o Espiríto, como Espiríto de Verdade, portanto vivendo em Verdade, cheios do Espirito da Verdade poderemos adorar a Deus em Espirírito e em Verdade.

Texto de Rogefran S. Ferreira.
Acrescente, comente, opine, divulgue. 



Um comentário:

  1. Caro irmão Roger,

    Acho, pelo menos eu, que alguns cristãos sentem dificuldade em entender a expressão "em espírito e em verdade", mas este texto clareou bastante o entendimento do que a bíblia quer dizer "ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE".

    Que todos nós queiramos, consigamos e prossigamos em adorar ao Senhor em Espírito em verdade.

    Um grande abraço, irmão.

    Carlão.

    ResponderExcluir