segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO
Texto escrito por Rogefran pela graça de Deus.
INTRODUÇÃO:

O que realmente é importante na sua vida. Cada pessoa tem suas prioridades, as coisas que gosta e as que considera importante. Muitos dizem a respeito de determinadas coisas, “eu não viveria sem isto”, eu digo que muitas das coisas que dizemos não viver sem, certamente nem nos fariam falta se as deixássemos. No entanto existem coisas que as pessoas desprezam ou que não tomam como costume em suas vidas, e  que na verdade são essenciais. Uma delas é a ORAÇÃO.

Por que Orar? 

Orar é falar com Deus. É ter comunhão com Ele. É entregar a Ele nossas ansiedades. É a certeza de que um amigo fiel está nos ouvindo e tem poder para responder. Orar é está perto de Deus. É ser mais íntimo Dele. É conhecer mais Dele. É ter uma vida diferente porque estamos em sintonia com o próprio Deus. QUER MAIS? Orar é essencial na vida de cada ser humano, inclusive do próprio Jesus, que orava ao Pai, incentivava e ensinava seus discípulos e a todos que o ouviam a orar.

Vocês concordam que algo importante deve ser feito sempre? Eu concordo. Então veja o que Jesus disse a respeito da oração. Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17. Ou seja, não parem de orar, quanto mais  falarem com o Pai, melhor para vocês.

Ser tantado é bom? Claro que não. E entrar na tentação? Pior ainda. Pois a oração nos livra de cair em tentação. Veja o que Jesus disse aos seus discípulos. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação. Lucas 22:46. 

Minha gente até o Rei Faraó, (depois de alguns dos castigos de Deus já ter caído sobre ele e os Egípcios, por  não deixar o povo  sair do Egito), disse: Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim. Êxodo 8:28. (Depois deste ponto Faraó por permissão de Deus ainda endureceu seu coração e não deixou o povo sair – porém ele viu diante do mar vermelho o poder que o povo de Deus tinha, também por causa de suas orações.).

Já imaginou pedir algo e receber? Não como em um passe de mágica, ou como acontece em filmes de ficção, mas através da oração e do crer em Deus. Veja que poder tem a oração: E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. Mateus 21:22.

É possível que você já tenha levado muitos nãos na vida, que já pediu algo ou acreditou em alguém e se decepcionou. Quero lhe dar uma boa notícia. Deus não rejeita seu pedido, Ele ouve sua oração. Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia. Salmos 66:20.

Tem muita gente inquieta e depressiva por ai, talvez porque tem dramas internos que não conta para ninguém, ou porque as pessoas não sabem lhe ouvir. Fique calmo, não se agite. Ore. Veja o que diz o versículo a seguir: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6.

São inúmeras as razões de porque orar, entre elas que a oração é o combustível que move o cristão para perto de Deus e remove para longe de nós as ciladas astutas de satanás. Se você não sabe orar ainda, peça a Deus que Ele lhe ensina, aliás Jesus já nos ensinou e a partir desta oração e com ajuda do Espírto Santo todos oraremos com fé. Veja a oração ensinada por Jesus: Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mateus 6:9-13.

Voce acha que Jesus dava importancia a oração? Se formos a bíblia encontraremos inúmeras provas disto. Como exemplo, cito os três versículos a seguir que falam a respeito de Jesus. E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Mateus 26:44. E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar. Marcos 6:46. E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. Lucas 6:12. Jesus orava porque assim Ele falava e conversava com Deus, que maravilha. Hoje tem gente que não conversa nem com seus parentes dentro de casa. Primeiro a TV e agora a internet com suas redes sociais tem afastado as pessoas do convívio familiar e pior, do convívio com Deus. Para muita gente é melhor orkutar do que orar, ficar no facebook em vez de está com a face no chão orando a Deus. A bíblia fala de um homem chamado Daniel, que foi exaltado em meio a seu povo, que recebeu livramentos incríveis de Deus, inclusive de uma cova cheia de leões. Daniel se destacou. Veja os Versículos: E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino;E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano.Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Daniel 6:1-3. Ele foi o que podemos chamar de ABENÇOADO. Qual o Segredo? Vou falar dois que para mim já são suficientes:

1 - Daniel resolveu NÃO SE CONTAMINAR com aquilo que não era de Deus: E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Daniel 1:8.

2 – Daniel ORAVA. Mas não apenas quando passava por provas, ele orava costumeiramente e não apenas uma vez. Veja: Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Daniel 6:10. Daniel não era perfeito. Ele tornara-se perfeito em Deus através das características citadas.
Quer ser perfeito? Ore ao perfeito. Quer ser abençoado? Ore a quem pode abençoar. Quer ir para o ceu? Ore para quem salva. Quer ser liberto de vícios, paixões, depressões? Ore a quem liberta. Ore, simplesmente ore, mais ore a Deus dos céus, ao Deus da Bíblia: Único e digno de receber e que tem o poder de responder nossas ORAÇÕES.
Porém existe um ponto importante no que se refere a oração. A oração deve ser feita com FÉ. Sem FÉ a oração não terá o mesmo efeito. Veja o que diz em Tiago 1:6-7  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
                                                                                                                                                     AMÉM.

3 comentários:

  1. Texto maravilhoso, muito edificante e consolador. Obrigado Roger. Abração para você e para Aila.
    Hiramar Paiva

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Roger, Deus usou esse seu texto para me dar uma lição! Não adiante lutar contra as ondas. Melhor é orar para que Deus apazigue o mar!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Roger, Deus usou esse seu texto para me dar uma lição! Não adiante lutar contra as ondas. Melhor é orar para que Deus apazigue o mar!

    ResponderExcluir