sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A VIDA DE TODOS NÓS - COMO VIVER MAIS e MELHOR.
TEXTO DE ROGEFRAN S. FERREIRA.

Imagem da internet

A expectativa de vida aumentou. Isto é um fato.

 Nas últimas três décadas, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em onze anos e chegou a 73. Hoje, dizem os especialistas, uma pessoa com 60 anos tem muita, mas muita coisa mesmo pela frente. Cada vez menos idosos querem parar de trabalhar e consequentemente de produzir. O mercado voltado às pessoas da 3ª idade é muito respeitado e responde por uma boa parcela de ganhos na economia dos países.

Diante desta questão perguntamos: Vive-se mais, mas vive-se melhor? Qual o grande segredo para termos longevidade com qualidade?

Quero partir do principio que viver mais, não significa necessariamente viver melhor.  Portanto nosso grande interesse é que se VIVA MAIS, PORÉM COM QUALIDADE DE VIDA EM TODOS OS SENTIDOS:

Para mim, quando falamos em viver mais e melhor, nos debruçamos sobre três questões fundamentais. VIDA FÍSICA. VIDA SOCIAL e VIDA ESPIRITUAL, sendo para mim a última a mais importante e justamente por esta razão a deixei para o final.


VIDA FÍSICA:

Quando falo de vida física neste texto,  me refiro ao corpo humano em si. Hoje se vive melhor por razões que conhecemos bem, porém é importante especifica-las.
 A primeira delas é “ACEITAÇÃO DAS PESSOAS PELAS ATIVIDADES FÍSICAS”. Claro que se comparamos o Brasil com outros países, perdemos feio, pois ainda temos muito sedentarismo por aqui. Mas vamos evitar as comparações e enxergar nossas vantagens. Se você reparar em seu bairro, verá o número grande de academias, até mesmo em cidades do interior elas surgem a cada dia e claro, estão repletas de clientes. As pessoas vão às ruas caminharem, correr ou desenvolver outras atividades físicas. Elas estão se movimentando e enxergando que isto não é necessidade apenas estética, mas principalmente pela saúde propriamente dita.
A segunda razão é “CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO”. Tanto as pessoas (consumidores), quanto as fabricas, supermercados e restaurantes estão mais cuidadosos com os excessos e deixando de lado comidas que comprovadamente prejudicam o corpo em dois níveis: No nível da estética e da saúde. Hoje se busca alimentos saudáveis e olhamos com desconfiança para aqueles repletos de gorduras, colesterol, transgênicos, agrotóxicos e outros venenos que antes parecíamos comer e não se importar tanto com os riscos que corríamos.
A terceira razão “É A PREVENÇÃO E O AVANÇO DA MEDICINA”. Estes dois fatores tem evitado que se contraia (prevenção) ou se desenvolva doenças. As inúmeras descobertas das ciências, incluindo novos tratamentos e medicamentos têm curado pessoas, fazendo com que se viva mais e chegue-se à velhice com mais qualidade de vida.
Estes três fatores, além de outros, tem sido o que chamo DE CUIDADOS COM O CORPO, hábitos que tem levado mais saúde as pessoas, tornando mais real o sonho de VIVER MAIS e MELHOR. Minha expectativa é que esta consciência continue em nós e em nossas famílias. Que o poder público colabore em todos os requisitos para que as cidades sejam lugares bons de viver com qualidade.

VIDA SOCIAL

O homem é um ser social, não deve viver isolado. O isolamento é tão devastador que usa-se até hoje a pratica do isolamento como forma de castigo.
A convivência boa em sociedade precisa começar em nossa família. Nosso relacionamento com os de casa deve ser melhor que qualquer outro lá fora. Não devemos ir para a rua preencher nossas carências familiares, por exemplo, a filha que fala tudo para as amigas porque não conversa com a mãe. O filho que ver o professor como um pai por ter um pai ausente dentro de casa. Fora do contexto familiar nossa convivência social deve-se voltar mais para as amizades, para a diversão, para os negócios, para o estudo, para a troca de ideias, para o respeito, enfim para os diálogos, encontros, reuniões e afazeres do dia a dia. Neste convívio só abrimos nossa relação para o contexto familiar, quando achamos a pessoa com quem nos casamos e assim constituímos uma nova família.
A vida social, os amigos, os lugares que frequentamos, determinam como é nossa qualidade de vida em sociedade, independente de se ter 15 ou 80 anos. Precisamos respeitar os outros e combater os abusos daqueles que mesclam a sociedade com praticas erradas como a violência e demais fatores que impedem uma vida de harmonia.
Um ponto importante a salientar da vida em sociedade é que a internet, mas precisamente as redes sociais têm afastado as pessoas de um convívio melhor. O mesmo facebook que lhe traz milhares de amigos de lugares distantes é o mesmo que pode lhe afastar dos amigos de perto e da família.
A boa convivência social é importante para o crescimento do ser humano como ser social. A troca de ideias entre pessoas, o compartilhar de experiências, as opiniões e o debate saudável servem para manter o cérebro e o restante do corpo ativos e assim permitir uma vida longa e melhor.


VIDA ESPIRITUAL.

O principal motivo pelo qual muitos não vivem melhor é justamente por darem mais atenção a vida física e social ou nenhum valor a vida espiritual. Os investimentos na vida física e social são enormes se comparados com os feitos na vida espiritual das pessoas.
Mas afinal o que é esta vida espiritual? Trata-se da vida além das coisas terrenas, de fatores inerentes ao criador de todas as coisas, ao único Deus verdadeiro que é desde o principio e sempre será. A vida física e social cuida do corpo, das relações pessoais, da mente e dos nossos interesses pessoais, porém a vida espiritual lida e cuida de que? Ela lida diretamente da nossa relação com Deus e cuida para que tenhamos dias de paz, harmonia, obediência e aceitação plena a Este Deus, garantindo-nos assim a salvação.
  A vida espiritual neste contexto é nosso respeito e entrega a palavra de Deus e tudo que lhe agrada. Todo ser humano deve CRER e ENTENDER A TRINDADE: PAI, FILHO e ESPIRITO SANTO Deus: O Pai. Cristo: O Filho. Espirito Santo: O consolador que intercede por nós. Nossa vida Espiritual esta relacionada diretamente a esta trindade.
Um importante fator da vida espiritual com base na relação, comunhão e temor a Deus é justamente que esta vida nos dar a possibilidade não apenas de vivermos melhor, mas também de realizarmos o maior sonho de todo ser humano: A VIDA ETERNA.
Quando falamos em VIVER MAIS e MELHOR consideramos alguns pontos: Felicidade, saúde, harmonia, sabedoria, conhecimento, boa qualidade de vida (financeira, boa moradia, boa alimentação, condições de lazer, da pratica de hobbys e meios de termos boa educação, segurança e saúde) e paz de espirito. Todos estes fatores somados, somente serão possíveis para qualquer ser humano se houver prioridade pela vida espiritual, afinal, tem coisas que o dinheiro, o nome da família, o cargo que exercemos e todos os diplomas emoldurados em nosso escritório não conseguem comprar, entre elas está à paz, a fé, a certeza da salvação e a comunhão com Deus.
É possível “viver mais” sem uma vida espiritual, mas é impossível “viver melhor” sem ela
Alguém pode afirmar que sem Deus consegue preencher todas as lacunas em sua vida e que não necessita do espiritual, porém se continuar assim, descobrirá um vazio profundo que começará a incomoda-la de forma dolorosa.
Deus tem propósitos para minha e sua vida e não devemos viver separados disto. Viver fora do plano de Deus torna nossa vivencia algo sem sentido, por mais que se tenha uma vida cheia de razões e  realizações.
Deus criou o homem e lhe deu vida. Ele é que concede toda condição para vivermos, desde o ar que respiramos até todas as fontes de alimentos que nosso corpo necessita. Tudo se extrai da terra e foi Deus quem a criou. Ele criou o lugar ideal para que o homem vivesse BEM E MELHOR A CADA DIA.  No entanto, ao perdemos a identidade com o criador, tomaremos atitudes que modificam de forma negativa este lugar, ou seja, nós tornamos imperfeito algo que Deus nos presenteou tão perfeito, presente este que somente Ele podia conceder.
A vida Espiritual de alguém é tão importante que norteia de forma exata a vida física e social. Sem a vida espiritual somos vítimas do grande mal da humanidade. O pecado. Ele é o degrau que leva a pessoa para tudo aquilo que a destrói, ceifando sua vida ou impedindo-o de viver melhor.
Qualidade de vida não passa apenas pelo social e físico, VIVER BEM e MELHOR é obra de Deus em nossas vidas e quando nós não o aceitamos, nos tornando independentes Dele, aniquilamos a única possibilidade de uma vida plena. Cristo foi o único que deu sua vida, para que tenhamos vida em abundância. O Livro de João, capítulo 10 e versículos 10 e 11 dizem: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

CONCLUSÃO:

Viver mais e melhor é obra das mãos de Deus. Sem ele podemos até viver mais, porém nunca será uma vida melhor. Não estou falando que será uma vida perfeita, pois a Bíblia diz que no mundo o homem terá aflições, mas Cristo diz que venceu o mundo. Sem Deus o homem também terá aflições, mas não estará ao lado daquele que venceu o mundo.

Deus determina nossos dias de vida e o mais importante é que estes sejam vividos debaixo da vontade e graça Dele, pois além dos dias terrenos com Deus, teremos com Ele vida eterna nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário